Jun 30, 2007

Soja-Uma Planta Milenar


A soja é uma leguminosa de origem asiático conhecida há mais de 5000 anos, constituindo até aos nossos dias a maior fonte de proteínas da dieta dos povos orientais. Apesar de se ter espalhado por toda a Ásia e de ter começado a ser usada na alimentação humana há cerca de 3000 anos, a soja só chegou à Europa no século XVIII, e só no século XX começou a ser cultivada para fins comerciais pelos EUA, onde é hoje a principal fonte de matéria-prima para a extracção de óleo vegetal comestível.
Contudo, apenas nos últimos 30 anos a soja assumiu o seu lugar como substituto viável e definitivo dos derivados de amendoim, milho e algodão (enquanto alternativas à gordura animal), do leite de origem animal ou mesmo dos sumos de frutas, farinhas e complementos alimentares.
Actualmente podemos encontrar a soja em grãos, em óleo, sob a forma de leite de soja líquido e em pó, farinha e proteína texturizada (granulado), etc.
Conscientes dos seus benefícios relativos, os consumidores do século XXI renderam-se à soja e seus derivados, cuja utilização actual vai das sopas industrializadas aos bombons, passando pelos gelados, iogurtes, hambúrgueres, pratos congelados, pães, massas e biscoitos.

2 comments:

Anonymous said...

É bom a desmistificação da ideia de que a soja é só usada para suprir a proteína fornecida pela carne numa dieta vegetariana!
Não sou vegetariana, mas aprendi a saborear a diversidade de produtos de soja que hoje o nosso mercado nos apresenta!! Aconselho vivamente...

Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu